Comissão aprova ampliação do Habite Seguro para bancos privados

Foto: Divulgação/EBC

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 642/23. Nesse sentido, a matéria faz ajustes no Programa Nacional de Apoio à Aquisição de Habitação para Profissionais da Segurança Pública. Ele é conhecido como Programa Habite Seguro. 

As Comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania analisarão o projeto. O texto tramita em caráter conclusivo.

Na ocasião, foi aprovado o substitutivo elaborado pelo relator, deputado pastor Henrique Vieira (Psol-RJ), para PL 642/23, do deputado Sargento Portugal (Podemos-RJ). O relator fez várias alterações na redação em relação ao texto original.

“Decorridos quase dois anos da entrada em vigor do Habite Seguro, é possível constatar a necessidade de ajustes para que o programa alcance o maior número possível de beneficiários, respeitando os limites orçamentários”, disse o pastor Henrique .

O substitutivo altera a Lei 14.312/22, que instituiu o Habite Seguro. Entre outros pontos, o texto retira a exclusividade da Caixa Econômica Federal como agente financeiro, permitindo a participação de outros bancos.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Além disso, a versão elaborada pelo relator estabelece a possibilidade de uso da subvenção econômica para reforma de imóveis de propriedade dos profissionais de segurança pública. Nesse sentido, indo ao contrário do que atualmente é vedado pela legislação em vigor.

Leia mais! Inep divulga queda no desmatamento da Amazônia Legal

“Para assegurar o principal patrimônio das corporações, torna-se indispensável investir em capital humano e oferecer dignidade aos profissionais da segurança pública”, disse o deputado sargento Portugal, autor da proposta original.

 

Postagens relacionadas

Representantes defendem que ultrprocessados fiquem fora da cesta básica na Reforma Tributária

Reforma tributária: procurador da Fazenda analisa detalhes da regulamentação

IFI eleva estimativa do crescimento econômico do país em 2024

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais