CNI aponta que 19 entre 29 segmentos industriais apresentam confiança do empresário

Foto: José Paulo Lacerda/CNI

Os resultados do Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) de dezembro de 2023 mostram que 19 de 29 setores da indústria estão confiantes.  

Leia mais! Reforma tributária é promulgada pelo Congresso

De acordo com a pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) publicada na quarta-feira (20), o indicador geral cresceu 0,6 ponto no mês de dezembro, de 50,4 pontos para 51 pontos. 

A confiança cresceu na maioria das regiões e dos setores industriais, assim como em pequenas, médias e grandes empresas.

ICEI fechou 2023 ligeiramente acima de ano anterior. Infográfico: CNI/Reprodução

Ainda assim, apenas um setor fez a transição da falta de confiança para a confiança: o têxtil. Ele foi o segmento que deu o maior salto no crescimento da confiança, de 47,9 pontos em novembro para 50,4 pontos em dezembro. 

Apesar do crescimento geral, três setores industriais migraram da confiança para a falta de confiança: calçados (48), metalurgia (49,9) e máquinas e materiais elétricos (48,8).

Completam a lista de setores sem confiança os segmentos couros e artefatos de couros (42,8), madeira (43,9), produtos de borracha (45,9), produtos de minerais não-metálicos (45), equipamento de informática, eletrônicos e ópticos (47,1), máquinas e equipamentos (49,1) e móveis (49).  

Setor farmacêutico é o mais confiante e segmento de couro é o menos otimista. Infográfico: Reprodução / CNI

Região Sul é a única abaixo de 50 pontos

O indicador cresceu 2,1 pontos no centro-oeste, 1,5 ponto no nordeste e 0,8 ponto no sul. Na região Norte permaneceu praticamente estável com aumento de 0,1 ponto.

A região sudeste apresentou uma pequena variação negativa de 0,2 ponto na passagem de novembro para dezembro. A única que esteve abaixo do limite de 50 pontos, que separa as condições de confiança, foi a região sul. 

O que é Índice de Confiança do Empresário Industrial?

É um indicador da CNI que antecede o desempenho industrial. O dado sinaliza as mudanças de tendência da produção industrial a partir de informações coletadas junto com as Sondagens Industrial e Indústria da Construção.

Valores acima de 50 pontos indicam confiança do empresário e abaixo desse patamar apontam falta de confiança.

Leia mais! Governo publica MP para pagar R$93,1 bi em precatórios

Para o cálculo do ICEI de dezembro, foram consultadas 1.934 empresas, sendo 770 de pequeno porte, 708 de médio porte e 456 de grande porte, entre 1º e 11 de dezembro de 2023.

Postagens relacionadas

Confira as fases da regulamentação de criptoativos no Brasil 

Pela terceira vez, Boletim Focus eleva previsão da Selic em 2024

Prazo para negociar dívidas com Desenrola Brasil chega ao fim

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais