Os resultados do Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) de dezembro de 2023 mostram que 19 de 29 setores da indústria estão confiantes.
Leia mais! Reforma tributária é promulgada pelo Congresso
De acordo com a pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) publicada na quarta-feira (20), o indicador geral cresceu 0,6 ponto no mês de dezembro, de 50,4 pontos para 51 pontos.
A confiança cresceu na maioria das regiões e dos setores industriais, assim como em pequenas, médias e grandes empresas.
Ainda assim, apenas um setor fez a transição da falta de confiança para a confiança: o têxtil. Ele foi o segmento que deu o maior salto no crescimento da confiança, de 47,9 pontos em novembro para 50,4 pontos em dezembro.
Apesar do crescimento geral, três setores industriais migraram da confiança para a falta de confiança: calçados (48), metalurgia (49,9) e máquinas e materiais elétricos (48,8).
Completam a lista de setores sem confiança os segmentos couros e artefatos de couros (42,8), madeira (43,9), produtos de borracha (45,9), produtos de minerais não-metálicos (45), equipamento de informática, eletrônicos e ópticos (47,1), máquinas e equipamentos (49,1) e móveis (49).
Região Sul é a única abaixo de 50 pontos
O indicador cresceu 2,1 pontos no centro-oeste, 1,5 ponto no nordeste e 0,8 ponto no sul. Na região Norte permaneceu praticamente estável com aumento de 0,1 ponto.
A região sudeste apresentou uma pequena variação negativa de 0,2 ponto na passagem de novembro para dezembro. A única que esteve abaixo do limite de 50 pontos, que separa as condições de confiança, foi a região sul.
O que é Índice de Confiança do Empresário Industrial?
É um indicador da CNI que antecede o desempenho industrial. O dado sinaliza as mudanças de tendência da produção industrial a partir de informações coletadas junto com as Sondagens Industrial e Indústria da Construção.
Valores acima de 50 pontos indicam confiança do empresário e abaixo desse patamar apontam falta de confiança.
Leia mais! Governo publica MP para pagar R$93,1 bi em precatórios
Para o cálculo do ICEI de dezembro, foram consultadas 1.934 empresas, sendo 770 de pequeno porte, 708 de médio porte e 456 de grande porte, entre 1º e 11 de dezembro de 2023.