O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou que a economia brasileira pode crescer acima de 2% em 2024. O presidente do BC fez a avaliação no evento Blue Connections, do site Meio e Mensagem, nesta quarta-feira (7).
Leia mais! BOLETIM FOCUS: ESTIMATIVAS PARA INFLAÇÃO E PIB FICAM ESTÁVEIS
Na ocasião, Campos Neto foi perguntado sobre a projeção do PIB brasileiro, já que o mais recente boletim Focus prevê crescimento de 1,7%. Nesse sentido, ele ressaltou que a expectativa é que o primeiro trimestre seja mais aquecido, mas que o resultado depende ainda de variáveis como o desempenho da economia global.
Campos Neto falou sobre controlar a inflação
Campos Neto também falou sobre o controle da inflação às metas estabelecidas pelo governo federal, bem como a evolução da economia chinesa. Além disso, ele destacou à importância do equilíbrio fiscal nas contas públicas.
Leia mais! CAMPOS NETO MINIMIZA IMPACTO DO RESULTADO FISCAL NA TAXA DE JUROS
– É importante termos uma meta fiscal. É importante que o governo tente perseguir a meta, ainda que seja difícil. Vemos que o governo está fazendo uma força – explicou Campos Neto.
PIB
Para o ano de 2025, o PIB, a soma dos bens e serviços produzidos no país, ficará em 2%. Para 2026 e 2027, o mercado financeiro também projeta expansão do PIB em 2%, para os dois anos. Nesse sentido, com o resultado, o PIB está novamente no maior patamar da série histórica, ficando 7,2% acima do nível de antes da pandemia, quando registrou nos três últimos meses de 2019.
Focus
O documento possui as previsões do mercado financeiro para os principais indicadores econômicos em 2024 do país. A pesquisa é divulgada semanalmente pelo Banco Central (BC).