Câmara aprova projeto que apoia pequenos mineradores

Foto: Freepik

  1. A comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3880/21, que cria o Programa Nacional de Apoio à Mineração de Pequena Escala (Pnampe). Nesse sentido, o principal objetivo da proposta é apoiar e dar condições para pequenos mineradores. As comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça analisarão o texto. 

A proposta diz que será de responsabilidade do Pnampe credenciar as pequenas mineradoras e viabilizar as condições de legalização de suas atividades. Além disso, o programa também deve desenvolver linhas de crédito para o segmento e medidas para possibilitar a regularização ambiental.

Leia mais! Mineração é responsável por 3% do PIB do Brasil

Mineração em pequena escala

A mineração de pequena escala é utilizada por empresas ou pessoas físicas enquadradas no Simples Nacional. Portanto, essas companhias em geral usam métodos industriais ou artesanais em atividades como pesquisa de minérios, lavra, beneficiamento e outras.

O texto aprovado é um substitutivo do relator, deputado Evair Vieira de Melo (PP-ES), ao projeto de lei, do deputado Pinheiro (MDB-MT). De acordo com o relator, o incentivo para pequenos mineradores no Brasil ainda é pouco. 

Leia mais! Agência Nacional de Mineração conclui repasse de mais de R$ 430 milhões aos estados e municípios

– As grandes mineradoras contam com disponibilidade de recursos e acesso a diversos mecanismos de incentivos. Já o pequeno minerador fica sujeito aos obstáculos da burocracia para obter seu sustento, o que o empurra para a informalidade – afirmou Melo.

Os obstáculos da burocracia força as empresas a usar cada vez mais a informalidades, diz Evair – Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Demais medidas

O texto substitutivo ainda prevê outras medidas que torna aptos a se inscrever no programa mineradores, sendo pessoa física ou pequenas empresas, com renda bruta de até R$ 300 mil. 

Conheça o Projeto de Lei 3880/21

O programa permite também que recursos obtidos sejam utilizados para custeio, bem como para investimentos. Além disso, o projeto vai permitir ao minerador usar títulos minerários como garantia nas operações financeiras no Pnampe.

Postagens relacionadas

Reforma tributária: procurador da Fazenda analisa detalhes da regulamentação

IFI eleva estimativa do crescimento econômico do país em 2024

TSE inicia julgamento que pode cassar Sergio Moro

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais