Nesta segunda-feira (13), a Subcomissão Especial de Hidrogênio Verde da Câmara dos Deputados discutirá a segurança institucional e jurídica para produção hidrogênio verde no Brasil. Bem como, o consumo dessa fonte no país. O deputado Leônidas Cristino (PDT-CE), relator do colegiado para o tema, propôs a reunião.
A subcomissão é vinculada à Comissão de Minas e Energia da Casa. Nesse sentido, ela estuda as potencialidades do hidrogênio verde como opção energética de baixa emissão de carbono.
Participarão do debate o chefe de Núcleo do Centro de Pesquisas e Análises Tecnológicas, da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Alex Rodrigues Brito de Medeiros; a diretora do Departamento de Transição Energética do Ministério de Minas e Energia, Mariana de Assis Espécie; o representante do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Carlos Alexandre Principe Pires; entre outros.
Leia mais! Petrobras divulga lucro de R$ 26,6 bi no 3º trimestre de 2023
O hidrogênio é abundante na natureza e tem sido amplamente utilizado mundialmente para a produção de energia. Ele pode ser obtido de várias fontes e costuma ser classificado por cores, de acordo com sua procedência:
- hidrogênio cinza ou marrom, vindo da queima de combustíveis fósseis, altamente poluentes;
- hidrogênio azul, obtido por técnicas de captura de carbono; e
- hidrogênio verde ou sustentável, gerado por fontes renováveis de energia.