Início » Câmara debaterá aumento da parcela do consignado no salário

Câmara debaterá aumento da parcela do consignado no salário

A+A-
Reset

A Comissão de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados debaterá os impactos do aumento no percentual da remuneração que poderá ser aplicado na contratação de crédito consignado. A audiência pública ocorrerá nesta segunda-feira (30).

O deputado Professor Paulo Fernando (Republicanos-DF) é o autor do requerimento para a promoção da reunião. Ele é o relator do Projeto de Lei 2591/23, de autoria da deputada Maria do Rosário (PT-RS).

A matéria sugere o aumento do percentual para 45% da remuneração. Além disso, pelo menos 5% serão reservados para amortização de dívida com o cartão de crédito. Assim como a amortização de despesas contraídas por meio de cartão consignado de benefício. Ou, até mesmo para a utilização com a finalidade de saque por meio de cartão consignado de benefício.

consignado

Acordo – Foto: Freepik

Leia mais! LDO pode ser votada na semana que vem, diz Danilo Forte

A legislação atual autoriza o comprometimento de 35% da remuneração para o pagamento de empréstimo de consignado. Além de acrescentar mais 5% de margem para a amortização de dívidas de cartão de crédito, bem como mais 5% para a amortização do cartão de benefício.

Maria do Rosário defende que “há a necessidade de tornar a margem excedente de 5% facultativa, de forma que o servidor possa usá-la para o pagamento de empréstimo consignado relativo a dívidas de cartão consignado de benefício ou cartão de crédito”.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais