A Comissão de Viação e Transportes (CVT) da Câmara dos Deputados debaterá a medida provisória que institui o Programa Mobilidade Verde e Inovação (Programa Mover). O objetivo é acelerar a descarbonização de veículos no Brasil. A audiência pública, que ocorrerá nesta terça-feira (7), convidou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD-MG).
O programa concederá incentivos fiscais para empresas que invistam em sustentabilidade e na transição energética. Além disso, o Mover prevê novas obrigações para a indústria automotiva, com a finalidade de diminuir o impacto ambiental causado por essas empresas.
A pauta ambiental é uma das principais prioridades do governo Lula, sobretudo pelo o impacto que ela tem no cenário internacional. Atualmente, líderes do mundo todo se reúnem para discutir o tema, devido às mudanças climáticas e à necessidade de buscar modos de vida mais sustentáveis.
O requerimento para audiência foi de autoria do deputado Alex Santana (Republicanos-BA). De acordo com o parlamentar, o Mover segue as diretrizes do atual governo de compromisso com desenvolvimento sustentável. Ele também afirmou que o programa fomenta a economia verde, por meio do investimento e incentivo a mobilidade e logística de baixo carbono.
– O governo acredita que o Programa Mover pode atrair investimentos e estimular que empresas estrangeiras possam realocar ou instalar ramificações dos seus parques industriais no país – disse à Agência Câmara.
Também foram convidadas a ministra do Meio Ambiente e Mudança ao Clima, Marina Silva (Rede-AC); e a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos. No entanto, ainda não houve as confirmações das presenças.