Início » Brasil no G20: debate no Senado busca oportunidades em meio ambiente

Brasil no G20: debate no Senado busca oportunidades em meio ambiente

Autoridades de alto nível se reúnem para discutir a visão estratégica do Brasil para a agenda do G20

A+A-
Reset

Na quinta-feira (6), o Senado Federal realizará uma sessão temática para debater as oportunidades do Brasil ao assumir a presidência temporária do G20. O foco será na visão estratégica do governo para a agenda de meio ambiente e economia.

g20

Líderes do G20, reunidos durante último encontro – Foto: Alan Santos/PR

Sendo assim, para aprofundar o debate e trazer diferentes perspectivas, foram convidados para a sessão autoridades de alto nível, incluindo:

  • Marina Silva: Ministra do Meio Ambiente, reconhecida por sua atuação na defesa do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável.
  • Fernando Haddad: Ministro da Fazenda, responsável por conduzir a política fiscal do país e garantir o crescimento da economia de forma sustentável.
  • Mauro Vieira: Ministro das Relações Exteriores, com vasta experiência na diplomacia internacional e na condução das relações do Brasil com outros países.
  • André Correa do Lago: Secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores, especialista em políticas públicas para o meio ambiente.
  • João Paulo Capobianco: Secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente, com foco na implementação de ações e projetos para a proteção ambiental.
  • Rafael Dubeaux: Secretário executivo adjunto do Ministério da Fazenda, responsável por auxiliar o ministro na condução das políticas fiscais.

Prioridades no G20

O chanceler Mauro Vieira em reunião preparatória para a cúpula do G20 sob a presidência do Brasil – Foto: Agência Senado/Reprodução

Sendo assim, o requerimento que deu origem à sessão, assinado pelos senadores Jorge Kajuru (PSB-GO), Beto Faro (PT-PA) e Otto Alencar (PSD-BA), líderes de seus partidos, destaca a importância da pauta ambiental para o G20 e lembra que o Brasil exerce a presidência temporária do grupo em 2024 com prioridade para o combate à fome e à promoção do desenvolvimento sustentável.

Por fim, os senadores ressaltam que o país tem a oportunidade de “aproveitar esse processo e explorá-lo como oportunidade para a promoção do país e suas potencialidades, sendo um grande provedor de serviços ecossistêmicos ao mundo e acelerar um processo de transformação para uma economia de baixo carbono, gerando renda e investimentos, em especial para as populações locais mais vulneráveis”.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais