Início » Jair Bolsonaro promulga convenção entre Brasil e Emirados Árabes Unidos

Jair Bolsonaro promulga convenção entre Brasil e Emirados Árabes Unidos

A+A-
Reset

O presidente Jair Bolsonaro promulgou, na última quarta-feira (26), a convenção assinada entre o Brasil e os Emirados Árabes Unidos para eliminar a dupla tributação em relação aos impostos sobre a renda e prevenir a evasão e a elisão fiscais. A evasão fiscal consiste na sonegação do pagamento de tributos e a elisão fiscal ocorre quando empresas tentam reduzir o pagamento de impostos.

Pelo texto, os tributos visados são, para o lado brasileiro, o Imposto de Renda (IR) e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). No caso dos Emirados Árabes Unidos, são o imposto sobre a renda e o imposto sobre as sociedades.

A convenção tem 32 artigos, entre os quais o que estabelece que não haverá interpretações de modo a restringir, de qualquer forma, o direito de um Estado contratante tributar os seus próprios residentes.

O acordo inclui ainda um artigo específico que trata do intercâmbio de informações entre as respectivas administrações tributárias conforme os padrões internacionalmente aceitos.

Em nota, a Secretaria-Geral da Presidência da República destacou que o acordo aumenta a segurança jurídica e melhora o ambiente de negócios. “Os acordos para eliminação da dupla tributação refletem um equilíbrio entre os interesses dos países signatários e atendem aos objetivos centrais de instrumentos dessa natureza, que são eliminar ou minimizar a dupla tributação da renda e definir a competência tributária dos países contratantes em relação aos diversos tipos de rendimentos, melhorando a segurança jurídica e, assim, o ambiente de negócios”.

O protocolo entre os dois países foi assinado em novembro de 2018 e depois tramitou pelo Congresso Nacional. A promulgação pelo presidente da República dá eficácia ao acordo, que agora entra oficialmente em vigor.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais