Boletim Focus reduz previsão de inflação e do PIB para 2023

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Banco Central (BC) publicou o Boletim Focus, nesta segunda-feira (20), com redução na previsão do índice de preços ao consumidor (IPCA), principal indicador da inflação, e do Produto Interno Bruto (PIB), em 2023. 

A projeção dos economistas do mercado para a inflação oficial brasileira caiu de 4,59% para 4,55%, segundo o Boletim Focus. Na semana anterior, estava em 4,59%. Com isso, a previsão se aproxima ainda mais do centro da meta de inflação, que é de 3,25%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou menos.

Leia também! Projeto elenca requisitos para os dirigentes dos fundos de pensão

O mercado também avalia que o PIB deve recuar no último trimestre e apresentar número final de crescimento de 2,85%. Na semana passada, a projeção era 0,04% superior. 

Moedas – Foto: Freepik

O Boletim Focus apresenta as projeções de agentes econômicos feitas até a sexta-feira anterior à sua divulgação. Na última sexta-feira (17), o BC divulgou que o IBC-Br (Índice de Atividade Econômica) recuou 0,06 ponto percentual em setembro na comparação com o mês anterior, o que indica contração de 0,64% da atividade econômica no terceiro trimestre sobre os três meses anteriores. O IBC-Br é considerado a prévia do PIB.

Leia também! Desenrola inclui dívidas de até R$ 20 mil

Por sua vez, a previsão do Boletim Focus para a taxa de juros permaneceu estável em 11,75%. Atualmente, a Selic está em 12,25%. A expectativa do mercado é que o BC mantenha o ritmo de cortes de 0,5% na taxa de juros na próxima e última reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) no ano, nos dias 12 e 13 de dezembro.

Postagens relacionadas

Desoneração da folha: o acordo, a decisão de Zanin e os impactos da medida

Ministério da Fazenda esclarece que Desenrola Brasil foi encerrado

Senado vota urgência da análise do projeto da desoneração da folha

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais