Boletim Focus prevê inflação dentro da meta a 4,75% ao ano

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Pela primeira vez no ano, a projeção de inflação do Boletim Focus está dentro da meta para 2023. A previsão do mercado é de que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) feche o ano em 4,75%. 

A projeção, desta segunda-feira (16), é inferior em 0,11% em relação ao índice da semana anterior. O valor de 4,75% é exatamente o teto da meta de 3,25%, que permite variação de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.

Se a inflação encerrar o ano dentro da margem, o que não ocorre desde 2020, o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, fica isento de se justificar em carta aberta ao Ministério da Fazenda sobre os motivos da meta não ser alcançada. 

Fachada do Banco Central do Brasil, Brasília. Foto: Leonardo Sá/Agência Senado

Apesar da incerteza com o preço do barril de petróleo devido à guerra entre Israel e Hamas, a divulgação do IPCA de setembro influenciou a queda na previsão do mercado. No mês passado, a inflação consolidada foi de 0,26%, abaixo das expectativas. 

Leia também! IBGE: Influenciada pela gasolina, inflação fica em 0,26% em setembro

Além disso, o Boletim Focus manteve as previsões para o Produto Interno Bruto (PIB) e para a Selic em 2,92% e 11,75%, respectivamente.

Postagens relacionadas

Chuvas no Sul: falta de investimento em prevenção agrava tragédia

Chuvas no RS: Brics destinará mais de R$ 5,7 bilhões para reconstrução do estado

Inflação Argentina: pobreza assola a população, apesar de queda na taxa anual

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais