O Boletim Focus do Banco Central (BC) desta segunda-feira (6) manteve as projeções para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o Produto Interno Bruto (PIB), a taxa Selic e o câmbio para este ano.
O IPCA, principal indicador da inflação, deve fechar o ano em 4,63%, dentro da margem da meta de inflação, que é de 3,25% com 1,5 ponto percentual para mais ou para menos. É a primeira vez que a previsão da inflação se mantém estável após quedas em três relatórios seguidos. No entanto, para 2024, a projeção avançou de 3,90% para 3,91%, a segunda alta consecutiva.
O crescimento do PIB se mantém em 2,89%. Há quatro semanas, o índice chegou a 2,92%, mas caiu com as expectativas do desempenho da economia no segundo semestre de 2023.
A taxa Selic, que sofreu corte de meio ponto percentual na semana passada após reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), está prevista em 11,75% ao ano no Boletim Focus. O corte ocorreu de acordo com a expectativa do mercado, que já apostava que a decisão fosse a mesma das duas reuniões anteriores.
Atualmente, a taxa básica de juros é 12,25%. Portanto, a previsão do mercado é que ocorra mais uma queda de 0,5% na próxima reunião do colegiado do BC.
Leia também! Reforma tributária e correção do FGTS movimentam a política no Brasil. Entenda
Já para o câmbio, os economistas ouvidos para o Boletim Focus mantiveram a estimativa para o dólar a R$ 5,00 ao fim de 2023.