Boletim Focus: mercado aumenta previsão do PIB de 1,52% para 1,59%

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Boletim Focus desta segunda-feira (8) indicou o aumento da previsão do Produto Interno Bruto (PIB) para o ano de 2024 de 1,52% para 1,59%. Este é o segundo relatório do ano publicado pelo Banco Central.

Leia mais! Governo erra ao editar MP da Reoneração da folha

Apesar da projeção superior em relação à semana anterior, o número é abaixo do crescimento de 2,92% projetado pelo mercado financeiro para o ano de 2023. O resultado consolidado do crescimento econômico do ano passado será divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 1º de março. Para os próximos anos, 2025 e 2026, o relatório mantém as projeções de crescimento de 2% da economia brasileira. 

Inflação se mantém em Boletim Focus

A inflação de 2024 deve ficar em 3,9% ao ano, segundo projeção do relatório do BC. O número se mantém estável após redução de 0,01% no primeiro relatório do ano, divulgado na terça-feira passada (2). 

A projeção está dentro da margem de tolerância da meta de inflação para este ano, que é de 3%. O limite inferior é 1,5% e o superior é 4,5%. 

Boletim Focus ajuste previsão do PIB para 2024. Foto: Freepik

Em relação ao ano de 2023, a inflação deve ficar em 4,47%, para o mercado financeiro. Houve um aumento de 0,01% na projeção em comparação à semana anterior. O IBGE divulgará os dados consolidados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2023 no dia 11 de janeiro. 

Taxa básica de juros

A Selic, taxa básica de juros definida pelo Banco Central, será de 9% no ano de 2024, segundo a previsão do mercado financeiro. O índice se mantém inalterado em relação à semana anterior. Atualmente, a taxa Selic está em 11,75% ao ano, após quatro reduções seguidas promovidas pelo Banco Central. 

Leia mais! Exportações brasileiras fecham 2023 com superávit de US$ 98 bi

A ata da última reunião apontou, ainda em 2023, que o colegiado deve seguir com a política de cortes nos próximos encontros, mas não há garantias por quanto tempo e qual a extensão de novos ajustes na Selic. A primeira reunião do Copom neste ano deve ocorrer em 30 e 31 de janeiro.

Confira aqui o Boletim Focus desta segunda-feira (8).

Postagens relacionadas

Desoneração da folha: o acordo, a decisão de Zanin e os impactos da medida

Ministério da Fazenda esclarece que Desenrola Brasil foi encerrado

Senado vota urgência da análise do projeto da desoneração da folha

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais