Início » Boletim Focus: inflação, juros e PIB serão menores em 2024

Boletim Focus: inflação, juros e PIB serão menores em 2024

A+A-
Reset

O primeiro Boletim Focus deste ano, publicado nesta terça-feira (2), informou que as previsões de inflação, juros e PIB de 2024 serão inferiores aos números de 2023. O Banco Central (BC) publicou a pesquisa de mercado excepcionalmente nesta terça devido ao feriado de Ano Novo na segunda-feira (1°). 

Leia mais! Receita Federal: autorregularização de dívidas começa nesta terça-feira

O relatório continua trazendo as previsões para 2023, pois ainda é preciso consolidar alguns dados. Para o mercado financeiro, a inflação do ano passado deve ficar em 4,46%. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgará os dados de 2023 no dia 11 de janeiro. 

A meta definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) para 2023 foi de 3,25%, com tolerância de 1,5 ponto percentual. Segundo o BC, no último Relatório de Inflação, a chance de o índice oficial superar o teto da meta em 2023 é 17%. 

Já para este ano de 2024, a projeção desta semana para a inflação é de 3,9% ao ano. Em relação à semana anterior, há uma redução de 0,1%. O valor está dentro da margem de tolerância da meta de inflação para este ano, que é de 3%. O limite inferior é 1,5% e o superior é 4,5%. 

PIB

A projeção das instituições financeiras para o crescimento da economia brasileira neste ano permanece em 1,52%. 

Edifício-sede do Banco Central, em Brasília

Sede do Banco Central, em Brasília. Foto: Marcello Casal/Agência Brasil

Em 2023, o PIB superou as previsões do mercado e acumulou alta de 3,2% de janeiro a setembro. A projeção do mercado é que, ao computar os dados do último trimestre do ano, o produto interno bruto feche o ano em 2,92%. O resultado do quarto trimestre, com o consolidado do ano, será divulgado pelo IBGE em 1º de março. 

Juros no Boletim Focus

Os juros foram um ponto de discussão entre BC e Poder Executivo, com muita pressão por parte do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a redução da Selic. Segundo o mandatário, o crescimento econômico seria ainda maior com a redução da taxa básica de juros e, consequentemente, com crédito mais barato. 

Em 2023, a Selic fechou o ano em 11,75% após cortes de 0,5% nas reuniões recentes do Comitê de Política Monetária (Copom). A ata da última reunião apontou que o colegiado deve seguir com a política de cortes nos próximos encontros, mas não há garantias por quanto tempo e qual a extensão de novos ajustes na Selic. 

Leia mais! Governo erra ao editar MP da Reoneração da folha

O mercado financeiro projeta uma Selic de 9% para 2024. Há quatro semanas, a previsão era superior, de 9,25%. A primeira reunião do Copom neste ano deve ocorrer em 30 e 31 de janeiro.

Confira aqui o primeiro Boletim Focus do ano na íntegra.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais