Boletim Focus: economistas prevê queda na inflação em 2024

O mercado financeiro revelou um cenário de otimismo para a economia do país, conforme o boletim Focus divulgado, nesta terça-feira (14), pelo Banco Central. Os economistas preveem uma queda na inflação, acompanhada por expectativas positivas de crescimento. Com relação ao Produto Interno Bruto (PIB), as estimativas mantêm uma tendência de alta, registrando a nona semana consecutiva de elevação, com projeções de um crescimento de 1,95% para o ano de 2024.

Foto: Marcello Casal/Agência Brasil

A perspectiva de crescimento econômico tem se fortalecido ao longo das últimas semanas, com previsões anteriores, do Boletim Focus, sugerindo uma expansão menor. Em contrapartida, as expectativas para os anos seguintes permanecem estáveis, mantendo-se em 2% para 2025, 2026 e 2027. Quanto à inflação, o mercado financeiro projeta uma taxa de 3,71% para o final de 2024, uma redução em relação às estimativas anteriores.

Essa projeção da inflação alinha-se com as metas estabelecidas pelo Banco Central. Para este ano, ela está fixada em 3%, com uma margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Isso indica uma perspectiva favorável para o controle da inflação nos próximos anos. Entretanto, observa-se uma tendência de alta na taxa básica de juros (Selic) e no câmbio, com projeções de aumento tanto na taxa Selic quanto na cotação do dólar para o final de 2024.

Postagens relacionadas

Lula sanciona reoneração da folha de pagamentos

Mercado financeiro eleva projeção de inflação e ajusta PIB para 2024

Brasil e China: país asiático é o maior importador de produtos do agro brasileiro

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais