Início » Banco dos Brics ganha mais três sócios

Banco dos Brics ganha mais três sócios

A+A-
Reset

O Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), conhecido como Banco do Brics, anunciou, na semana passada, a entrada de três novos sócios: Uruguai, Emirados Árabes Unidos e Bangladesh. Voltado para financiamento de projetos de infraestrutura, o banco foi fundado em julho de 2014, durante reunião dos países que compõem o Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) realizada em Fortaleza.

A entrada do Uruguai no capital do NBD permitirá a realização de projetos binacionais com o Brasil com financiamento do banco. Há expectativa de que mais três ou quatro sócios ingressem no capital da instituição a cada ano, o que pode elevar o total de membros para 20 nos próximos anos.

Os sócios fundadores manterão o controle da instituição, com 55% do capital. A sede do banco funciona em Xangai, na China, e é presidida atualmente por Marcos Troyo. “Os novos sócios terão no NBD importante plataforma para fomentar cooperação em infraestrutura e desenvolvimento sustentável”, afirma Troyo, acrescentando que o banco continuará a expandir o número de sócios “de maneira gradual e equilibrada”.

O NBD tem capital autorizado de US$ 100 bilhões, aberto à subscrição de países-membros da ONU. Em seis anos, já aprovou cerca de 80 projetos com uma carteira de investimentos de US$ 30 bilhões. Foram beneficiadas áreas como transporte, água e saneamento, energia limpa, infraestrutura digital, infraestrutura social e desenvolvimento urbano.


Cliente Arko fica sabendo primeiro

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais