Início » Banco Central não vê risco relevante para a estabilidade financeira no Brasil

Banco Central não vê risco relevante para a estabilidade financeira no Brasil

A+A-
Reset

O Banco Central (BC) publicou, nesta quinta-feira (9), o Relatório de Estabilidade Financeira (REF) indicando que não há risco relevante para a manutenção, ao longo do tempo e em qualquer cenário econômico, do funcionamento regular do sistema de intermediação financeira entre famílias, empresas e governo. 

Para a instituição, o Sistema Financeiro Nacional permanece com capitalização e liquidez confortáveis. Com isso, há provisões adequadas ao nível de perdas esperadas. Além disso, os testes de estresse de capital e de liquidez demonstram a robustez do sistema bancário. 

Segundo o documento, as instituições financeiras (IFs) reduziram o apetite ao risco, mas o cenário ainda requer cautela. Instituições financeiras são aquelas que atuam no setor financeiro de maneira abrangente. Ou seja, além dos bancos comerciais, há corretoras de valores, bancos de investimentos, entre outros.

Crédito e endividamento

Em relação às pessoas físicas, o crédito continuou desacelerando nas modalidades mais arriscadas, como cartão de crédito e crédito não consignado. Os critérios de concessão de crédito às famílias se tornaram mais restritivos em função das perdas recentes. 

Já as pessoas jurídicas, apesar da desaceleração do crescimento do crédito, não se percebe alteração importante na estimativa de qualidade das concessões. Esse fator demanda atenção dada a pressão sobre a capacidade de pagamento das micro, pequenas e médias empresas.

Edifício-Sede do Banco Central. Foto: Enildo Amaral/BCB.

Há uma certa preocupação com o elevado endividamento. A inadimplência e a carteira considerada de maior risco permanecem aumentando no crédito para micro e pequenas empresas, e, em menor grau, no crédito às famílias. 

Os resultados de diversas análises de risco e dos testes de estresse continuam demonstrando a resiliência da base de capital do sistema bancário. Os resultados das simulações com cenários macroeconômicos adversos melhoraram em relação aos apresentados no REF publicado em maio de 2023 e permanecem indicando que não haveria desenquadramentos relevantes. 

Relatório de Estabilidade Financeira (REF)

É uma publicação semestral do Banco Central do Brasil (BC) que apresenta o panorama da evolução recente e as perspectivas para a estabilidade financeira no Brasil.

Leia também! Empresas querem investir US$ 10 bilhões de dólares em biocombustíveis no país

O foco é nos principais riscos e na resiliência do Sistema Financeiro Nacional (SFN). Além disso, o relatório comunica a visão do Comitê de Estabilidade Financeira (Comef) sobre a política e as medidas para preservação da estabilidade financeira.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais