Mercado financeiro indica queda de inflação pela 3ª vez seguida

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Banco Central (BC) divulgou, nesta segunda-feira (30), o Boletim Focus com queda de 0,02% na projeção da inflação. Essa é a terceira semana seguida com redução do indicador. A expectativa atual é de que o IPCA de 2023 feche o ano em 4,63%, dentro da meta estipulada para 2023.

Desde maio, a projeção do principal indicador de inflação apresenta queda. O Conselho Monetário Nacional (CMN) definiu a meta em 3,25% ao ano, com variação de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos. 

Edifício sede do Banco Central do Brasil. Foto: Beto Nociti/BCB

O processo de redução da inflação gera expectativa de novos cortes nos juros. No dia 9 de outubro, em reunião do Conselho Empresarial de Economia da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), o diretor de Política Monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo, afirmou que o movimento da inflação para o centro da meta contribui para queda da Selic. 

“O Brasil consegue seguir em um ‘pace’ [ritmo] de corte de juros, no ritmo anunciado em agosto, primeiro porque a inflação vem apresentando comportamento benigno. A gente olha desde a virada do ano passado para agora, tivemos surpresas positivas tanto no crescimento econômico quanto na inflação. Crescimento veio superior ao que se imaginava. E a inflação, apesar do crescimento maior, não teve surpresa negativa com inflação maior”, disse Gabriel.

Leia também! Herança: projeto isenta imposto de renda de fundos de investimento

O ritmo a que se refere Galípolo são cortes de 0,5 ponto percentual na taxa Selic a cada reunião do Comitê de Política Monetária (Copom). O colegiado se reúne novamente nesta terça (31) e quarta-feira (1º). 

Boletim Focus indica leve queda na projeção do PIB

O Produto Interno Bruto (PIB) também sofreu uma ligeira correção de crescimento, de 2,90% para 2,89%. Apesar da queda, as projeções para o desempenho da economia são superiores às previsões do mercado para o primeiro semestre, quando indicavam crescimento abaixo de 1,5%.

Confira aqui o Boletim Focus desta semana.

Postagens relacionadas

Lula anuncia medidas para mitigar o aperto fiscal dos municípios 

União Europeia aprova lei de inteligência artificial mais abrangente do mundo

Arrecadação federal atinge maior valor em 30 anos. Saiba como

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais