Bancada agro apresenta emendas ao orçamento de 2024. Saiba quais

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) apresentou, nesta sexta-feira (17), emendas ao orçamento de 2024, que está em discussão no projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024 (PLN 4/23). A matéria será votada na Comissão Mista de Orçamento (CMO) da Câmara dos Deputados na próxima semana e, por isso, o prazo final de entrega das emendas orçamentárias é até às 16h, desta sexta-feira.

Entre as sugestões da bancada para o orçamento de 2024, estão propostas de fomento agropecuário, defesa agropecuária e prêmio do seguro rural. Quanto aos seguros, os parlamentares sugerem aumentar a meta referente ao orçamento necessário para operar o Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR).

Atual presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, dep. Pedro Lupion (PP – PR). Foto: Bruno Spada / Câmara dos Deputados

O seguro rural é um dos pontos destacados pelo deputado Pedro Lupion, presidente da FPA. “O cenário deixa claro a insuficiência de recursos ao Seguro Rural, e precisamos garantir o mínimo, que é a aplicação das verbas já previstas, ainda mais em um momento de graves enchentes e tempestades no sul e uma seca nos rios do norte do país,” disse Lupion.

Orçamento de 2024

O ciclo orçamentário é um processo dinâmico e contínuo, com várias etapas articuladas entre si. O Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA) são as três leis que regem o ciclo orçamentário.

Leia mais! Lula apresentará dados do desmatamento da Amazônia Legal na COP 28

Esse ciclo tem início com a elaboração do Plano Plurianual (PPA) e se encerra com o julgamento da última prestação de contas do Poder Executivo pelo Poder Legislativo.

Para o próximo ano, o desafio de cumprir a meta fiscal de déficit zero é um assunto recorrente nas Casas Legislativas. Até o momento, o relator da LDO, Danilo Forte (União-CE) trabalha com a manutenção da meta fiscal.

Leia mais! Certificação digital pode ser modernizada com aprovação lei

O que é a FPA?

A frente parlamentar foi oficialmente criada, de acordo com a nomenclatura e formação atual, em 2008. A partir desse ano, passou-se a exigir a assinatura de pelo menos um terço do Poder Legislativo Federal para o registro de frentes parlamentares.

A FPA é uma entidade de cunho associativo é suprapartidária e tem como estimular a ampliação de políticas públicas para o desenvolvimento do agronegócio nacional.

 

 

 

Postagens relacionadas

Lula sanciona reoneração da folha de pagamentos

Mercado financeiro eleva projeção de inflação e ajusta PIB para 2024

Brasil e China: país asiático é o maior importador de produtos do agro brasileiro

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais