Início » Autonomia do Banco Central: senador tem que decidir até junho

Autonomia do Banco Central: senador tem que decidir até junho

O senador Plínio Valério está prestes a concluir o relatório final da PEC 65/2023, que dá autonomia orçamentária e financeira ao Banco Central

A+A-
Reset

O senador Plínio Valério (PSDB-AM) está prestes a concluir o relatório final da PEC 65/2023, que busca garantir autonomia orçamentária e financeira ao Banco Central. Após discussões com servidores e diretores da instituição, o parlamentar demonstrou abertura para ouvir também o Ministério da Fazenda e ex-presidentes do BC antes de apresentar seu parecer à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Banco Central

Foto: Marcello Casal/Agência Brasil

De acordo com Valério, é importante o debate parlamentar. Além disso, enfatiza que a proposta não visa prejudicar o governo, mas sim fortalecer a fiscalização da Casa sobre a política monetária.

A proposta, que complementaria a Lei Complementar 179/2021, já conferindo autonomia operacional ao BC, é vista por Valério como uma segunda etapa de modernização da instituição. Ele é o autor do projeto da lei complementar que deu origem à lei de autonomia operacional do BC.

De acordo com Valério, é importante garantir independência financeira ao órgão para evitar interferências políticas. Também ressalta que está disposto a ouvir sugestões e críticas construtivas sobre a proposta.

A PEC 65/2023 propõe transformar o Banco Central em uma empresa pública, garantindo autonomia técnica, operacional, administrativa, orçamentária e financeira. Ela prevê que uma lei complementar defina os objetivos, estrutura e organização do BC.

Banco Central

Senador Plínio Valério – Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Nesse sentido, assegurando sua independência hierárquica em relação a ministérios ou órgãos governamentais. Além disso, atribui ao Congresso Nacional a fiscalização contábil, orçamentária, financeira, operacional e patrimonial do BC, com auxílio do TCU.

PEC autonomia financeira Banco Central

O autor da PEC, senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), destaca que a autonomia financeira permitiria ao BC executar suas atividades sem constrangimentos. Portanto, financiando-se por meio das receitas de senhoriagem, que é o lucro derivado da emissão de moeda.

Para ele, essa medida é compatível com práticas adotadas por importantes bancos centrais ao redor do mundo e garantiria segurança de longo prazo para as operações da autoridade monetária.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais