Após queda, prévia do PIB fica estável em novembro

Foto: Arquivo/Agência Brasil

O Banco Central (BC) divulgou que a prévia do Produto Interno Bruto (PIB) teve estabilidade (+0,01%) em novembro em relação a outubro, na série com ajuste sazonal. Portanto, a atividade econômica do Brasil conseguiu ter uma pequena alta, após cair por três meses consecutivos antes de novembro.

Leia mais! Mineração é responsável por 3% do PIB do Brasil

O índice, que foi divulgado nesta sexta-feira (19), é medido pelo pelo IBC-Br. Além disso, a prévia do PIB teve alta de 2,4% no acumulado do ano, bem como aumento de 2,31% em 12 meses. Nesse sentido, o índice chegou a 144,84 pontos. Já na série dessazonalizada ficou em 146,24 pontos.

Foto: divulgação/Banco Central/Poder 360

A prévia do PIB avalia a evolução da atividade econômica brasileira, portando auxilia o Banco Central a tomar decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic. Atualmente, ela é de 11,75%.

Leia mais! Necessidade de financiamentos do governo atinge 6,4 % do PIB

PIB impacta Selic

Na última reunião de 2023, o Copom sinalizou que manterá o corte nos juros de 0,5 ponto percentual nas próximas reuniões da Selic. A próxima reunião ocorrerá nos dias 30 e 31 de janeiro.

O IBC-Br coleta informações sobre as atividades de setores da economia. São eles: indústria, comércio e serviços, agropecuária, bem como volume de impostos.

A prévia do PIB, de acordo com o BC, terminou com variação positiva de 2,40% na comparação com o período compreendido entre setembro e novembro de 2022.

Postagens relacionadas

Lewandowski defende inclusão do Susp na Constituição para enfrentar crise das prisões

Eduardo Leite x Paulo Pimenta: Disputa pode gerar ‘politização’ das chuvas no RS

Confira as fases da regulamentação de criptoativos no Brasil 

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais