Além do X, Starlink de Elon Musk é a segunda empresa de internet mais usada no país

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Além de dono do X, antigo Twitter, Elon Musk, é proprietário da empresa de internet Starlink, que promove o acesso via satélite. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), ela é a segunda empresa de banda larga via satélite mais acessada no país. Ao todo, são 149.615 assinantes.

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A Starlink promete conexão de alta velocidade em áreas remotas, ou seja de difícil acesso, abordando uma necessidade crucial para muitos brasileiros. Ainda, de acordo com a Anatel, o Brasil possui 398 mil assinantes de internet via satélite, destacando-se a Starlink com uma fatia significativa de 37,6% desse mercado.

Desde sua autorização para operar no país em fevereiro de 2022, a empresa de internet de Elon Musk tem estabelecido contratos com o governo federal, especialmente com foco na região amazônica. A entrada da Starlink, que ocorrreu durante a gestão de Jair Bolsonaro (PL), demonstra um compromisso mútuo com a expansão da conectividade em áreas desafiadoras do Brasil.

Foto: Justin Sullivan/Getty Images

O interesse de Musk em contribuir para a conectividade rural foi evidenciado em um encontro com Bolsonaro em maio de 2022. Na ocasião, foi anunciado um projeto para disponibilizar internet em escolas rurais e monitorar a Amazônia. Embora tenha havido intenções declaradas, ainda não houve avanços tangíveis nessa parceria.

Após a briga entre Elon Musk e Alexandre de Moraes, surgiram rumores que o governo iria rever os contratos com a Starlink. Entretanto, eram só burburinhos. De acordo com o ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência, Paulo Pimenta, não houve discussões sobre tal medida em relação à empresa.

 

Postagens relacionadas

Lewandowski defende inclusão do Susp na Constituição para enfrentar crise das prisões

Eduardo Leite x Paulo Pimenta: Disputa pode gerar ‘politização’ das chuvas no RS

Confira as fases da regulamentação de criptoativos no Brasil 

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais