Agora MEI pode emitir nota fiscal pelo celular. Entenda

A Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) disponibiliza um aplicativo para facilitar a emissão da nota fiscal para os Microempreendedores Individuais (MEI), contribuintes do Simples Nacional, bem como transportadores autônomos. O Nota Fiscal Fácil (App NFF) é gratuito e tem o intuito de tornar o processo mais didático.

A ideia é desburocratizar a emissão da nota para esses contribuintes – Foto: Freepik

De acordo com o secretário da Fazenda, Emílio Júnior, a ideia é desburocratizar a emissão da nota para esses contribuintes, uma vez que não precisa mais gerar arquivos. Além disso, ele ressalta que, em caso de dificuldade, os cidadãos podem procurar as agências de atendimento da Sefaz para orientação.

O aplicativo já está disponível para download nas lojas Android e IOS. Por meio da ferramenta, o contribuinte poderá emitir notas fiscais, Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) ou Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), diretamente do celular.

Nota Fiscal Fácil – NFF

O Portal Gov.Br autenticará o acesso ao aplicativo NFF por meio do login/senha. Esse mecanismo elimina a necessidade de o contribuinte adquirir certificado digital. Dessa forma, caso ainda não possua, basta criar uma conta no portal Gov.br.

Foto: Patrícia Cruz/Sebrae-SP

Você sabe a diferença as notas?

A principal diferença está na função de cada modelo. A NF-e tem a função de registrar a venda de produtos, já a NFS-e tem a função de registrar a prestação de serviços. Exemplo: a loja que vende acessórios de informática deve emitir uma NF-e. No caso de manutenção, consertos ou ajustes deve ser emitida uma NFS-e.

 

Postagens relacionadas

Lula sanciona reoneração da folha de pagamentos

Mercado financeiro eleva projeção de inflação e ajusta PIB para 2024

Brasil e China: país asiático é o maior importador de produtos do agro brasileiro

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais