Agência aprova mais nove pedidos de novas ferrovias

Foto: Beth Santos/Secretaria-Geral da PR

A diretoria da ANTT aprovou na semana passada a viabilidade de nove autorizações ferroviárias pleiteadas por empreendedores privados dentro das normas estabelecidas pelo novo marco ferroviário (MP nº 1.065/21). Os pedidos de construção e exploração dessas ferrovias, por 99 anos, foram considerados compatíveis pela Superintendência de Transporte Ferroviário (Sufer), à qual compete esse tipo de avaliação.

Para a Vale, foram concedidas duas autorizações no Pará: uma entre Marabá e Parauapebas, com 61 quilômetros; outra no trecho localizado em Curionópolis, de 17.

A MRS Logística, concessionária controlada por empresas mineradoras, teve dois pedidos aceitos para expandir sua malha em 445 quilômetros em Minas Gerais: entre as cidades de Unaí e Pirapora; e entre Varginha e Andrelândia.

A Rumo obteve autorização para construir 230 quilômetros entre Nova Mutum e Campo Novo dos Parecis, em Mato Grosso. O grupo Petrocity Ferrovias recebeu sinal verde para implantar e explorar 52 quilômetros em Goiás, entre Corumbá de Goiás e Anápolis, onde o ramal fará conexão com a Ferrovia Norte-Sul.

Saiba mais:

A diretoria da agência avaliou que dois empreendimentos em Mato Grosso, a cargo da Garin Infraestrutura Assessoria e Participações e da Zion Real Estate, que compreendem o mesmo trecho de origem e destino, entre Lucas do Rio Verde e Sinop, não coincidem entre si. Os pleitos dos dois grupos foram autorizados. A Garin fez o pedido para explorar 146,7 quilômetros, e a Zion, 153 quilômetros.

O grupo Multimodal Caravelas obteve autorização para construir um ramal ferroviário de 491 quilômetros entre Caravelas (BA) e Araçuaí (MG), com ramal até Teixeira de Freitas (BA) e Mucuri (BA). A autorização resgata a antiga Estrada de Ferro Bahia-Minas, com 578 quilômetros, implantada em 1882 e erradicada em 1966. A ferrovia foi lembrada na canção “Ponta de Areia” (1975), de Milton Nascimento e Fernando Brant.


Postagens relacionadas

INSS inicia pagamento do décimo terceiro antecipado para beneficiários que ganham mais de um salário mínimo

Projeto propõe desconto no Fies para todos os servidores públicos

Frente Parlamentar do Biodiesel critica inclusão de coprocessados em projeto

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais