Lula veta projeto que acabava com limite de dedução no Imposto de Renda para empresas de sementes

Neto Talmeli/Prefeitura de Uberaba-MG
Segundo o governo, texto não cumpre legislação tributária

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou integralmente o projeto de lei que permite às empresas de sementes deduzir integralmente da base tributável do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) as despesas com patentes de materiais transgênicos e royalties pelo uso de marcas exclusivas.

Atualmente, a legislação tributária limita a dedução dos royalties e patentes a 5% da receita bruta do produto fabricado ou vendido.

O projeto vetado (PL 947/22) foi apresentado pelo deputado Sergio Souza (MDB-PR) e aprovado pela Câmara dos Deputados em dezembro do ano passado. O parlamentar afirmou que o objetivo da proposta era evitar a bitributação dos royalties pelo IRPJ, primeiro na empresa detentora da tecnologia e depois na fabricante ou vendedora da semente patenteada.

Alegação
A mensagem de veto foi publicada nesta quinta-feira (15) no Diário Oficial da União. Lula alegou que o projeto não cumpre a legislação orçamentária, que exige a inclusão da perda de receita na lei orçamentária ou medidas de compensatórias.

O veto integral será analisado pelo Congresso Nacional, que poderá derrubá-lo ou mantê-lo, em sessão a ser marcada.

Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/971878-lula-veta-projeto-que-acabava-com-limite-de-deducao-no-imposto-de-renda-para-empresas-de-sementes/

Postagens relacionadas

Receita volta a receber declaração do Imposto de Renda 2024

Declarações do Imposto de Renda 2024 atingem 42 milhões, superando 2023

Pronampe pode se tornar permanente para impulsionar pequenos negócios

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais