Início » Votação da PEC dos Benefícios pode se estender até quarta, diz líder do governo

Votação da PEC dos Benefícios pode se estender até quarta, diz líder do governo

A+A-
Reset

O governo pretende votar três Propostas de Emenda à Constituição (PEC) entre esta terça (12) e quarta-feira (13). Já era esperada a votação da PEC dos Benefícios (PEC 15/2022) e a PEC do Piso da Enfermagem (PEC 11/2022). Mas também pode entrar na pauta a PEC da Relevância (39/21), que estabelece requisitos de admissibilidade de recurso especial dirigido ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Assim, o líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR), avalia que, em razão dos sete destaques, a PEC dos Benefícios pode acabar sendo votada apenas em primeiro turno nesta terça. O segundo turno ficaria para quarta.

Governo garante ter quórum

Em conversa com o Brasilianista, Ricardo Barros afirmou que está garantido o quórum para votar a PEC dos Benefícios nesta terça. “O quórum está bom”, declarou.

A quantidade de deputados presentes é uma preocupação para o governo, que precisou suspender a votação da PEC na semana passada para não arriscar a aprovação do texto.

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), deve se reunir com as lideranças governistas para articular a aprovação da matéria. Isso porque a cada destaque em votação o governo precisa colocar 308 votos favoráveis ao texto original.

A oposição vai tentar modificar o texto suprimindo o estado de emergência e também retirando a validade dos benefícios que, a princípio, terminam no final do ano. Se isso acontecer, os programas em caráter emergencial passam a se tornar permanentes, uma bomba fiscal para o próximo governo.

Barros explicou que a ideia é começar a votação pela Proposta de Emenda à Constituição que amplia benefícios sociais para somente em seguida votar a PEC do Piso da Enfermagem, que também aguarda deliberação.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais