TCU recebe projeto de concessão de rodovias do Paraná

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) protocolou no Tribunal de Contas da União (TCU), na quinta-feira, o projeto de concessão das Rodovias Integradas do Paraná, após a aprovação do Plano de Outorga da concessão pela diretoria colegiada da agência e pelo Ministério da Infraestrutura.

O projeto prevê a exploração, por 30 anos, da infraestrutura e da prestação do serviço público de recuperação, conservação, manutenção, operação, implantação de melhorias e ampliação de capacidade do sistema rodoviário de mais de 3,3 mil quilômetros de rodovias federais e estaduais.

O sistema rodoviário estende-se por todo o estado, interligando o porto de Paranaguá à Região Metropolitana de Curitiba, às regiões oeste e norte do estado e à Ponte da Amizade, na fronteira com o Paraguai. O sistema foi subdividido em seis lotes e a previsão de investimento em todo o sistema é de R$ 44 bilhões, além de R$ 32 bilhões relativos a desembolsos de custos operacionais ao longo da concessão.

Os investimentos contemplam, entre outras intervenções: 1.782 quilômetros de duplicação de pista; 370 quilômetros de faixas adicionais; 250 quilômetros de vias marginais; mais de mil dispositivos e interseções (como trevos, retornos, rotatórias e interseções em desnível); dez contornos urbanos; mais de 200 passarelas de pedestres; 11 áreas de descanso de caminhoneiros.

As novas concessões abrangem tanto trechos já concedidos quanto outros que serão passados à administração do setor privado pela primeira vez. Além de viabilizar volumes expressivos de investimentos, o projeto permitirá redução das tarifas praticadas nas atuais praças de pedágio.

O critério do leilão será o de menor tarifa de pedágio. De forma a mitigar propostas de tarifas inexequíveis e garantir a financiabilidade e o comprometimento do investidor com o projeto, serão necessários aportes adicionais de capital crescentes na concessionária de acordo com o desconto tarifário ofertado.

O projeto de concessão incorpora várias inovações, como: mecanismo de proteção cambial; acordo tripartite; maior clareza nas regras para extinção antecipada do contrato; tarifas distintas para tráfego em pista simples e em pista dupla; desconto para usuários frequentes; sistemas modernos de gestão e operação; tecnologia IRap de segurança viária; iluminação inteligente; sistemas de telegestão; programa neutralização de emissões de carbono (Programa Carbono Zero).

Trechos que compõem o projeto

Lotes Rodovias Extensão total
Lote 1 BR-277, BR-373, BR-376, BR-476, PR-418,

PR-423 e PR-427

473 km
Lote 2 BR-153, BR-277, BR-369, BR-373, PR-092,

PR-151, PR-239, PR-407, PR-508 e PR-855

604 km

 

Lote 3 BR-369, BR-376, PR-090, PR-170, PR-323 e

PR-445

561 km
Lote 4 BR-272, BR-369, BR-376, PR-182, PR-272, PR-317, PR-323, PR-444, PR-862, PR-897 e

PR-986

628 km
Lote 5 BR-158, BR-163, BR-369, BR-467 e PR-317 436 km
Lote 6 BR-163, BR-277, R-158, PR-180, PR-182,

PR-280 e PR-483

659 km

 


Cliente Arko fica sabendo primeiro

Postagens relacionadas

Projeto propõe desconto no Fies para todos os servidores públicos

Frente Parlamentar do Biodiesel critica inclusão de coprocessados em projeto

Paralisação do Ibama trava projetos de energia, petróleo e mineração. Veja lista

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais