Ao menos seis nomes que gravitam em torno do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) já surgem como potenciais candidatos para duas vagas no Senado de São Paulo em 2026.
Entre os nomes estão os deputados federais Marcos Pereira (Republicanos) e Eduardo Bolsonaro (PL-SP), além do secretário de Governo, Gilberto Kassab (PSD), e o secretário de Segurança Pública Guilherme Derrite (PL-SP).
A desistência do deputado federal Ricardo Salles (PL-SP) de disputar a Prefeitura de São Paulo em 2024 deve colocá-lo também na bolsa de apostas
A ocupante de uma das vagas que serão abertas é a senadora Mara Gabrilli (PSD), que também faz parte do grupo e pode manifestar interesse na reeleição. A outra vaga é ocupada por Alexandre Giordano (MDB), que assumiu o cargo com a morte de Major Olímpio em 2021.
Com duas vagas em disputa para 2026, os aliados de Tarcísio de Freitas devem travar uma acirrada disputa pela candidatura, pois como o bolsonarismo tem um piso eleitoral de 30%, quem for o candidato do campo da direita tem boas chances de ser eleito.
Vale lembrar que São Paulo é um dos principais redutos bolsonaristas no país. Na eleição de 2022, por exemplo, o hoje senador Marcos Pontes (PL-SP), mesmo tendo como adversário o ministro Márcio França (PSB), que havia sido governador e teve o presidente Lula (PT) e o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) como cabos eleitorais, acabou ficando com a vaga em disputa ao Senado.