Início » Reunião de ministros de Energia do BRICS contou com a presença de Bento Albuquerque, sob presidência indiana

Reunião de ministros de Energia do BRICS contou com a presença de Bento Albuquerque, sob presidência indiana

A+A-
Reset

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, participou na última quinta-feira (2), da VI Reunião de Ministros de Energia do BRICS. O evento, que ocorreu online, foi organizado pelo Ministério de Energia da Índia, país que ocupa a presidência de turno da organização neste ano.

O representante brasileiro enfatizou a crescente cooperação no setor de energia e a expansão das linhas de trabalho da Plataforma de Cooperação em Pesquisas Energéticas do BRICS.

Albuquerque enalteceu a crescente cooperação no setor de energia tanto no BRICS como entre os países do grupo. Manifestou também estar satisfeito com a atualização e expansão das linhas de trabalho da Plataforma de Cooperação em Pesquisas Energéticas do BRICS, que passou a incorporar, por sugestão brasileira, as áreas de hidrogênio, bioenergia e biocombustíveis. De acordo com ele, esses são setores econômicos emergentes, nos quais o BRICS pode certamente desempenhar um papel fundamental, em se tratando do desenho de mercados, na pesquisa e desenvolvimento e em iniciativas de ganho de escala.

Bento Albuquerque enfatizou também o papel ativo dos países do BRICS no tratamento da agenda internacional de energia e clima. Para ele, isso é um sinal de liderança e engajamento dos países do BRICS não apenas como principais produtores e consumidores de energia, mas também nos esforços mais gerais de promoção de uma transição energética justa e a total implementação do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 7.

Na Reunião Ministerial, foram incorporados, além de Comunicado Conjunto dos Ministros de Energia do BRICS, três documentos técnicos: o relatório sobre o setor energético nos países do BRICS, que servirá de base para iniciativas no contexto de pós-pandemia; o relatório sobre tecnologias em energia, que traz levantamento sobre potenciais áreas de colaboração; e diretório de pesquisa em energia, que visa a facilitar contatos entre instituições de pesquisa do BRICS.

As nações que integram o BRICS representam em conjunto 41% da população mundial e são responsáveis por 37% do consumo global de energia. A próxima reunião de Ministros de Energia do agrupamento, em 2022, será realizada sob a presidência de turno chinesa.


Cliente Arko fica sabendo primeiro

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais