Início » Reforma Agrária: Câmara aprova projeto que proíbe desapropriação de terras produtivas

Reforma Agrária: Câmara aprova projeto que proíbe desapropriação de terras produtivas

Medida visa barrar decisão do STF que altera a Lei da Reforma Agrária e proteger propriedades que atendem à função social

A+A-
Reset

A Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que proíbe a desapropriação de áreas produtivas para reforma agrária. A medida responde à decisão do STF que autorizou a desapropriação de terras não cumprindo sua função social.

reforma agrária

decisão do STF que altera a Lei da Reforma Agrária gerou críticas do deputados – Foto: Design by Freepik

O texto aprovado define como produtiva a propriedade com grau de utilização acima de 80% e eficiência produtiva de 100%. Segundo o deputado Marcel van Hattem (Novo-RS), autor do substitutivo, essa definição visa garantir que apenas áreas ociosas ou improdutivas sejam desapropriadas.

Nesse sentido, a decisão do STF, que reconhece o direito à desapropriação de terras improdutivas, foi alvo de críticas por parte de parlamentares e representantes do setor agropecuário. O argumento central é que a medida gera insegurança jurídica no campo.

Defesa da produtividade diante da Reforma Agrária

O texto aprovado é o substitutivo do deputado Marcel van Hattem (Novo-RS) ao Projeto de Lei 4657/23 – Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

Ao defender a aprovação do projeto, Van Hattem ressaltou a importância da produtividade para o desenvolvimento do país.

— A produtividade gera emprego, renda e alimentos. Quando o proprietário de uma área descumpre alguma regra, é claro, deve sofrer as devidas sanções— disse o deputado — No entanto, a ninguém interessa que a produtividade seja interrompida, tendo em vista os benefícios que gera — acrescentou.

Por fim, duas outras comissões da Câmara dos Deputados ainda precisam analisar o projeto antes de votá-lo em plenário. Se aprovado em todas as etapas, seguirá para o Senado Federal e, posteriormente, para sanção ou veto do presidente da República.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais