Após o anúncio de aumento de 0,9% do PIB no segundo trimestre, acima das expectativas, o Boletim Focus desta segunda-feira (4) prevê crescimento de 2,56% para este ano. Apesar do número representar aumento de 0,25%, em relação à estimativa feita há uma semana, o mercado indica retração da economia brasileira nos dois últimos trimestres. Caso o índice permanecesse nulo no período, o PIB ficaria em torno de 3%.
Considerando os cenários anteriores, o indicador do crescimento econômico segue tendência de alta. Há quatro semanas, a previsão era de 2,26% ao ano. No entanto, o otimismo com as mudanças nos cenários econômico e fiscal não é suficiente para impactar positivamente a perspectiva para 2024, que teve uma queda de 1,33% da semana passada para 1,32% nesta segunda-feira.
Inflação
Medida pelo IPCA, a inflação continua com previsão de alta. O Boletim Focus avalia que o aumento de preços deve ficar em 4,92% neste ano, uma estimativa 0,08% acima da análise feita há quatro semanas.
Inflação do aluguel
O IGP-M deve apresentar uma redução na taxa acumulada neste ano de 3,56%. O índice utilizado para reajuste em imóveis retraiu 0,12% em relação à previsão anterior, feita há uma semana.
Balança Comercial
O relatório aponta que o mercado espera um superávit nas relações comerciais internacionais de US$72,35 bilhões em 2023. A estimativa está em crescimento há quatro semanas, quando apresentava perspectiva de saldo positivo entre exportações e importações de US$67 bilhões.