Portos: Movimentação de cargas cresce 9,4% no primeiro semestre de 2021 

Foto: Divulgação/Costa Esmeralda

A movimentação de cargas do setor portuário brasileiro cresceu 9,4% durante os seis primeiros meses de 2021, janeiro a junho, em relação ao mesmo período de 2020. Segundo o painel Estatístico Aquaviário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), divulgados na última quarta-feira (11), 591,9 milhões de toneladas de carga passaram pelos terminais do país no período. 

No primeiro semestre foram movimentados 171,8 milhões de toneladas de minério de ferro, o que corresponde um crescimento de 12% em comparação ao mesmo período de 2021. De acordo com o Antaq, foi o maior índice de crescimento. Em segundo lugar veio a movimentação do petróleo, que cresceu em 8% e movimentou 97,2 milhões de toneladas.  

Para o secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do MInfra, Diogo Piloni, esse avanço é o resultado do trabalho da equipe do governo federal. “Os resultados estão aparecendo e quando a gente vê esse crescimento, tem mais disposição para prosseguir com uma agenda meticulosamente pensada pelo ministro e temos condições de tocar o trabalho”, ressaltou.      

O porto que mais cresceu durante o período, segundo a Antaq, foi o de Vitória (ES), que registrou crescimento de 30,6% no primeiro semestre e movimentou 3,7 milhões de toneladas de cargas. no mês de julho deste ano, o porto registrou 830 mil toneladas, algo que não se via desde 1965. 

Para este segundo semestre a expectativa da Agência é que a movimentação portuária brasileira seja de 626 milhões de toneladas. Para 2021, a estimativa é de 1,218 bilhão de toneladas, o que representa um crescimento de 5,5% do setor em relação ao ano passado. 


Cliente Arko fica sabendo primeiro

Postagens relacionadas

Frente Parlamentar do Biodiesel critica inclusão de coprocessados em projeto

Paralisação do Ibama trava projetos de energia, petróleo e mineração. Veja lista

Polícia retoma controle do campus da Universidade Columbia

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais