PoderData: Avaliação negativa do governo fica estável em 57%

Presidente Jair Bolsonaro. Foto: Alan Santos/PR

A nova pesquisa do PoderData divulgada nesta quinta-feira (6) mostra que a avaliação do governo Jair Bolsonaro (PL) estabilizou-se. A avaliação negativa (ruim/péssimo), que era de 57% na sondagem realizada de 19 a 21 de dezembro de 2021, manteve o índice no novo levantamento (2 a 4 de janeiro de 2022).

A avaliação positiva (ótimo/bom), por outro lado, oscilou de 23% para 24%, índice que está dentro da margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos. E o índice regular caiu quatro pontos em relação a dezembro do ano passado: 18% para 14%.

A avaliação negativa do governo é majoritária em todas as regiões do país: Nordeste (70%), Sudeste (57%), Centro-Oeste (50%), Norte (48%) e Sul (43%).

Já a avaliação positiva de Bolsonaro supera a média nacional (24%) apenas no Sul (32%) e Norte (27%). Nas demais regiões, o índice positivo do presidente é de 23% (Sudeste), 22% (Centro-Oeste) e 20% (Nordeste).

A popularidade do presidente Jair Bolsonaro é maior entre a população de maior denta – sem renda fixa (19% de avaliação positiva), até 2 salários mínimos (23%), de 2 a 5 salários (31%) e mais de 5 salários (27%), sua desaprovação é expressiva em todas das faixas de renda: sem renda fica (59%), até 2 salários (61%), de 2 a 5 salários (51%) e mais de 5 salários (61%).

Contudo, o fato da avaliação negativa se aproximar dos 60% em três das quatro faixas de renda sugere que o cenário econômico ruim tem um grande peso sobre a impopularidade do presidente.


Postagens relacionadas

Projeto propõe desconto no Fies para todos os servidores públicos

Frente Parlamentar do Biodiesel critica inclusão de coprocessados em projeto

Paralisação do Ibama trava projetos de energia, petróleo e mineração. Veja lista

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais