Início » Para Economia, ainda é possível fazer reforma tributária em 2022

Para Economia, ainda é possível fazer reforma tributária em 2022

A+A-
Reset

Para o ministro da Economia, Paulo Guedes, ainda é possível avançar com a reforma tributária em 2022. Contudo, ele avalia que pode ser necessário tornar o texto mais “moderado”. Segundo Guedes, no início do ano, os presidentes da Câmara e do Senado se comprometeram a “continuar transformando o Brasil, mesmo em ano de eleição”.

“Se não dá para fazer uma reforma tributária ‘inteirinha’, faz ao menos uma minirreforma, com a parte das empresas. Faz o Refis, tributa lucros e dividendos e a faz a redução do imposto sobre empresas. Faz até mais moderada, em vez de 15% [sobre dividendos], faz 10%. Em compensação, não dá para baixar o imposto das empresas de 34% para 26, vai baixar só para 28 ou 30%. Eu acho que há esperança”, avaliou, em evento promovido pela Arko Advice e pelo Traders Club.

A taxação de lucros e dividendos está prevista no Projeto de Lei 2337/2021, aprovado pela Câmara em setembro de 2021. A proposta original do governo era o imposto tivesse alíquota de 20%, mas a Câmara reduziu o valor para 15%. No formato atual o projeto também reduz o Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) em 7 pontos percentuais – de 15% para 8%, com adicional de 10% do IRPJ sobre lucro que ultrapasse R$ 20 mil mensais. Desse modo, a alíquota máxima passa de 25% para 18%.

Contudo, a tramitação do projeto foi interrompida no Senado. À Arko Advice, o relator, senador Ângelo Coronel (PSD-BA), disse que só vai apresentar seu relatório quando a maioria no Congresso que defenda uma mesma versão do texto.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais