Início » O que muda se o STF validar marco temporal para demarcação de terras indígenas?

O que muda se o STF validar marco temporal para demarcação de terras indígenas?

A+A-
Reset

O Supremo Tribunal Federal (STF) deu início, na última quinta-feira (26) ao julgamento para determinar se as demarcações de terras indígenas devem seguir o chamado “marco temporal”. Com a norma, eles só poderão reivindicar a demarcação de terras se já estivessem estabelecidos no local antes de 1988, data em que foi promulgada a Constituição brasileira.

O julgamento teve início na última quinta-feira (26), mas foi interrompido depois da leitura do resumo do caso pelo ministro Edson Fachin, relator da proposta. A sessão deve ser retomada na próxima quarta (1º), com a apresentação de manifestações de entes interessados.

A norma tem sido alvo de críticas e manifestações dos povos, que marcam presença na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, desde o dia 22 de agosto, em defesa de suas terras já demarcadas e das 303 áreas ainda em processo de demarcação no Brasil.Os povos indígenas argumentam que a tese do marco temporal ignora acontecimentos históricos de antes de 1988, como a expulsão desses povos de suas terras.

Em junho, o relator, ministro Edson Fachin, apresentou voto no plenário virtual contra o marco temporal. Em seguida, o caso foi remetido ao plenário físico por pedido do ministro Alexandre de Moraes. O caso tem a ver com uma decisão tomada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) há 8 anos.

A proposta do Marco temporal foi acolhida pelo TRF-4 em 2013 ao conceder ao Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina reintegração de posse de uma área localizada em parte da Reserva Biológica do Sassafrás, onde fica a Terra Indígena Ibirama LaKlãnõ e onde vivem os povos Xokleng, Guarani e Kaingang. Na ocasião, o TRF-4 manteve decisão tomada em 2009 pela Justiça Federal em Santa Catarina.

O governo federal tem se posicionado a favor da tese do marco temporal. “De acordo com a Tereza Cristina (ministra da Agricultura), a decisão do STF sobre o marco temporal das terras indígenas pode dobrar o número de terras demarcadas. Isso vai causar sérios transtornos para o agronegócio”, declarou o presidente Jair Bolsonaro em live na quinta-feira (26).


Cliente Arko fica sabendo primeiro

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais