Início » MP atualiza valores de taxa de fiscalização dos mercados de valores mobiliários

MP atualiza valores de taxa de fiscalização dos mercados de valores mobiliários

A+A-
Reset

O governo publicou no Diário Oficial da União (DOU) de sexta-feira (1/10) a Medida Provisória 1.072/2021, que altera a forma de cálculo da taxa de fiscalização dos mercados de títulos e valores mobiliários.

O Governo afirma que o texto promove a ampliação do número de instituições sujeitas à taxa de fiscalização, estabelece número maior de faixas entre os contribuintes e determina uma relação de proporcionalidade entre o tamanho da instituição e o valor da referida taxa. Além disso, o Planalto entende que há uma defasagem, e a taxa não é corrigida há muito tempo. O número de operadores cresceu ao longo das últimas décadas.

Segundo o Ministério da Economia, pessoas físicas, consideradas agentes autônomos de investimento, pagarão menos, já companhias abertas e fundos de investimento contribuirão mais. Assim, o desequilíbrio será corrigido.

Os valores corrigidos estão nos cinco anexos enviados junto com a MP ao Congresso Nacional. A taxa de fiscalização dos mercados de títulos e valores mobiliários é paga à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) por pessoas físicas e jurídicas que atuam no mercado, como bancos, corretoras e agentes autônomos. Agora a medida será examinada pelo Congresso.


Cliente Arko fica sabendo primeiro

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais