Mercado aumenta expectativa de inflação para 2022

Foto: Divulgação

 

Analistas do mercado financeiro passaram a esperar uma inflação maior em 2022 e em 2023. A expectativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) neste ano, que era de 5,03% há uma semana, passou para 5,09% na última sondagem. Portanto, o mercado acredita que a inflação em 2022 deve novamente estourar a meta definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

Em 2022, a meta é que o IPCA seja de 3,50%, não podendo ultrapassar o mínimo de 2% e o máximo de 5%.

No ano passado, como a inflação ficou acima da meta, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, precisou redigir uma carta ao ministro da Economia, explicando o que levou ao rompimento e traçando um plano para evitar que o mesmo aconteça em 2022.

As expectativas do mercado constam no Boletim Focus divulgado nesta segunda-feira (17) pelo Banco Central (BC).

A média da expectativa de inflação para 2023, que era de 3,36% há uma semana, agora é de 3,40%.

Por outro lado, o mercado passou a esperar um de crescimento maior da economia brasileira. A expectativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para este ano sofreu um ajuste de 0,01% para cima, chegando a 0,29%. Para 2023 também foi registrado maior otimismo, com a projeção, que era de 1,70%, passando para 1,75%.

Postagens relacionadas

Lewandowski defende inclusão do Susp na Constituição para enfrentar crise das prisões

Eduardo Leite x Paulo Pimenta: Disputa pode gerar ‘politização’ das chuvas no RS

Confira as fases da regulamentação de criptoativos no Brasil 

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais