Marcos Pontes: Brasil precisa atrair investimentos privados para o setor de inovação

Foto: Najara Araujo/Câmara dos Deputados

A atração de investimentos privados para projetos de ciência, tecnologia e inovação é uma prioridade do Brasil, afirmou o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes. A declaração foi feita durante a terceira edição do Webinário Caminhos para o Transbordamento, na última quinta-feira (15), cujo tema foi “Construindo Entregas para o Transbordamento da Ciência à Inovação nas Empresas”.

Segundo o ministro Marcos Pontes, o ideal é que o Brasil chegue ao nível da Coreia do Sul, que tem 78% de investimentos privados e 22% de investimento público no setor de ciência, tecnologia e inovações. Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), todavia, recursos privados são cerca de 35% dos investimentos no setor de inovações brasileiro. Os outros 65% são oriundos de dinheiro público.

O secretário de Estruturas Financeiras e de Projetos do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCTI), Marcelo Meirelles, reforçou que o webinário é uma forma de enfrentar uma lacuna no país: o Brasil é o 13º país do mundo em produção de conhecimento científico, mas ocupa a 62ª posição no ranking global de inovação. “Uma das questões é como fazer esse caminho de levar o conhecimento gerado para a indústria transformar em inovação efetiva. Essa foi a ideia que gerou o Caminhos para o Transbordamento”, explicou.

A íntegra do III Webinário Caminhos para o Transbordamento está disponível no canal do MCTI no YouTube


Cliente Arko fica sabendo primeiro

Postagens relacionadas

INSS inicia pagamento do décimo terceiro antecipado para beneficiários que ganham mais de um salário mínimo

Projeto propõe desconto no Fies para todos os servidores públicos

Frente Parlamentar do Biodiesel critica inclusão de coprocessados em projeto

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais