Início » Marco temporal pode ser votado hoje em comissão do Senado

Marco temporal pode ser votado hoje em comissão do Senado

A+A-
Reset

O Projeto de Lei (PL) 2.903/2023 poderá ser votado nesta quarta-feira (23), na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), do Senado Federal. O PL cria um marco temporal para reconhecimento de terras indígenas, limitando a demarcação aos casos em que houver comprovação de ocupação permanente com caráter produtivo desde a promulgação da Constituição, em 5 de outubro de 1988.

Ainda, será preciso demonstrar que essas terras eram necessárias para a reprodução física e cultural dos indígenas e para a preservação dos recursos ambientais necessários ao seu bem-estar. Os processos de demarcação em andamento na data de publicação da lei oriunda do projeto deverão se adequar a ela.

A relatora do projeto, Soraya Thronicke (Podemos-MS), defende que o projeto é importante para resolver questões constitucionais envolvendo essas terras indígenas no Brasil. Em relatório preliminar, Thronicke acatou o relatório da Câmara, sem fazer mudanças. Isso significa que, se aprovado, o texto não precisaria voltar para nova análise dos deputados.

Na última terça-feira (22), a CRA fez audiência pública para debater o texto com representantes do Ministério da Justiça, da Funai, da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e da Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul. Também vão participar o ex-ministro da Defesa Aldo Rebelo e representantes de uma cooperativa agropecuária liderada por indígenas.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais