Lula anuncia investimentos de R$ 1,3 bilhão em Belém para preparação da COP 30

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, anunciaram nesta segunda-feira (6) o investimento de R$ 1,3 bilhão de reais para a melhoria da infraestrutura de Belém (PA). A cidade sediará a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima, a COP 30, em 2025.

COP 30 será sediada em Belém, no Pará, em 2025 – Foto: Ascom Belém / Reprodução

Como resultado, esse é o maior aporte financeiro da empresa fora da sua área de abrangência. Ela compreende cerca de 399 municípios do Paraná e 35 do Mato Grosso do Sul.

De acordo com o comunicado, três convênios serão assinados. O primeiro deles abrange a Secretaria de Estado de Obras Públicas para o aprimoramento de infraestrutura viária do Parque Linear Doca, na Avenida Visconde de Souza Franco.

Posteriormente, Itaipu e Prefeitura de Belém assinarão o segundo convênio para revitalizar o Parque Urbano Igarapé São Joaquim. O objetivo das obras é promover o desenvolvimento sustentável da cidade.

Além disso, o acordo ainda contempla ainda a reforma do Complexo Ver-o-Peso, lar de um dos mercados mais antigos do Brasil, e a restauração do Mercado Municipal de São Brás, construção histórica no centro da cidade.

O último convênio assinado envolverá a Itaipu, o Parque Tecnológico Itaipu (PTI), a Prefeitura de Belém e a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp). O acordo prevê o investimento em metodologias para a gestão de resíduos sólidos, ações de educação ambiental e de inovação biotecnológica.

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

COP 30 em 2025

A Organização das Nações Unidas escolheu Belém para sediar a COP 30 em 2025. Essa vai ser a primeira vez que a Amazônia, bioma central para as discursões a cerca das mudanças do clima, sediará uma COP.

A Conferência reúne anualmente lideranças mundiais para debater soluções para tentar conter o aquecimento global. Em 2024, a COP 29 será no Azerbaijão.

Postagens relacionadas

Comissão promove debate sobre obstáculos nos portos brasileiros

Planos de saúde: cancelamentos disparam e colocam em risco usuários

Governo Federal aposta em energia solar para reduzir custos com luz em prédios públicos

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais