O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, anunciaram nesta segunda-feira (6) o investimento de R$ 1,3 bilhão de reais para a melhoria da infraestrutura de Belém (PA). A cidade sediará a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima, a COP 30, em 2025.
Como resultado, esse é o maior aporte financeiro da empresa fora da sua área de abrangência. Ela compreende cerca de 399 municípios do Paraná e 35 do Mato Grosso do Sul.
De acordo com o comunicado, três convênios serão assinados. O primeiro deles abrange a Secretaria de Estado de Obras Públicas para o aprimoramento de infraestrutura viária do Parque Linear Doca, na Avenida Visconde de Souza Franco.
Posteriormente, Itaipu e Prefeitura de Belém assinarão o segundo convênio para revitalizar o Parque Urbano Igarapé São Joaquim. O objetivo das obras é promover o desenvolvimento sustentável da cidade.
Além disso, o acordo ainda contempla ainda a reforma do Complexo Ver-o-Peso, lar de um dos mercados mais antigos do Brasil, e a restauração do Mercado Municipal de São Brás, construção histórica no centro da cidade.
O último convênio assinado envolverá a Itaipu, o Parque Tecnológico Itaipu (PTI), a Prefeitura de Belém e a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp). O acordo prevê o investimento em metodologias para a gestão de resíduos sólidos, ações de educação ambiental e de inovação biotecnológica.
COP 30 em 2025
A Organização das Nações Unidas escolheu Belém para sediar a COP 30 em 2025. Essa vai ser a primeira vez que a Amazônia, bioma central para as discursões a cerca das mudanças do clima, sediará uma COP.
A Conferência reúne anualmente lideranças mundiais para debater soluções para tentar conter o aquecimento global. Em 2024, a COP 29 será no Azerbaijão.