Inteligência artificial: projeto define regras para uso de imagens

Banner de inteligência artificial - Foto: Freepik

O Projeto de Lei 4025/23 está em tramitação na Câmara dos Deputados. A matéria exige autorização expressa das pessoas envolvidas para o uso de imagens e de obras por sistemas de inteligência artificial (IA). Assim, o texto alterará o Código Civil e a Lei de Direitos Autorais.

As Comissões de Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania analisarão a proposta em caráter conclusivo.

De acordo com o projeto, imagens de pessoas falecidas só poderão ser manipuladas por inteligência artificial mediante autorização de parentes próximos. Por exemplo: cônjuge, filhos e pais.

No caso das obras, o texto prevê que cabe ao autor autorizar previamente a utilização do conteúdo para treinamento de sistemas de inteligência artificial. Assim como, estabelece que obras produzidas por IA não geram direitos autorais.

Banner de IA – Foto: Freepik

“É nítido que o uso de obras autorais para treinar sistemas de inteligência artificial, com a criação de novas obras, gera proveito econômico direto para as plataformas e prejudica a exploração econômica da obra original, que perde mercado para obras criadas por IA”, justifica o autor do PL, deputado Marx Beltrão (PP-AL).

Leia mais! Bets: Fazenda estabelece novas regras para apostas esportivas

“A necessidade de autorização prévia e o pagamento de royalties para uso de obras autorais para treinamento de sistemas de IA é o posicionamento mais adequado frente à legislação”, concluiu Beltrão.

 

 

Postagens relacionadas

Eduardo Leite x Paulo Pimenta: Disputa pode gerar ‘politização’ das chuvas no RS

Confira as fases da regulamentação de criptoativos no Brasil 

Pela terceira vez, Boletim Focus eleva previsão da Selic em 2024

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais