Início » Implementação do Fundeb permanente é tema de debate em comissão na Câmara

Implementação do Fundeb permanente é tema de debate em comissão na Câmara

A+A-
Reset

 

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizará um debate, na próxima sexta-feira (13), sobre a implementação permanente do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). O foco da reunião será o potencial de arrecadação tributária de cada ente federado.

De acordo com a deputada Professora Rosa Neide (PT-MT), que solicitou o debate, assim como a construção da Emenda Constitucional 108/20, que deu origem à lei do novo Fundeb, demandou amplo debate conceitual e técnico, a operacionalização que permitirá a implementação plena do Fundeb e o cumprimento de seu objetivo de financiar a educação básica requer que prossiga o debate acerca do desenho operacional do fundo.

Fundeb

O Fundeb é um conjunto de 27 fundos contábeis, sendo 26 estaduais e um do Distrito Federal, formado por recursos dos três níveis da administração pública do Brasil para promover o financiamento da educação básica pública.

O fundo tem o objetivo de diminuir a desigualdade de recursos entre as redes de ensino, fazendo com que a diferença entre a rede que mais investe por aluno e a que menos investe caia consideravelmente. De acordo com o Estudo Técnico 24/2017 da Câmara dos Deputados, sem a política de fundo, a desigualdade seria de 10.000%. Com as atuais regras, a distância caiu para 564%.

De acordo com a lei, o Fundeb se estenderia apenas até dezembro de 2020. Desde então parlamentarem vem debatendo a possibilidade de tornar o Fundeb permanente.


Cliente Arko fica sabendo primeiro

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais