Início » Haddad lidera em SP; Tarcísio e Garcia disputam o segundo lugar, aponta Quaest

Haddad lidera em SP; Tarcísio e Garcia disputam o segundo lugar, aponta Quaest

A+A-
Reset

A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (07) sobre as eleições em São Paulo (SP) mostra três players como protagonistas: o ex-prefeito Fernando Haddad (PT), o ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o governador Rodrigo Garcia (PSDB). Apesar do ex-governador Márcio França (PSB) aparecer bem na disputa ao Palácio dos Bandeirantes, a tendência é que França concorra ao Senado na chapa de Haddad.

No primeiro cenário testado, Haddad lidera com 29% das intenções de voto. Em segundo lugar aparece França com 18%. Em seguida figuram Tarcísio (12%) e Garcia (8%). Os demais candidatos somam 5%. Brancos, nulos e indecisos somam 28%.

No segundo cenário, sem a presença de França, Haddad atinge 35%. Na segunda posição temos um quadro de empate técnico entre Tarcísio (14%) e Garcia (12%) em função da margem de erro da pesquisa – 2 dois pontos percentuais para mais ou para menos. Os demais candidatos somam 4%. Brancos, nulos e indecisos somam 36%.

E no terceiro cenário, com apenas três candidatos, Fernando Haddad lidera com 38%. Tarcísio de Freitas soma 15% e Rodrigo Garcia tem 14%. Brancos, nulos e indecisos atingem 33%.

O Quaest também testou um cenário com os apoios dos pré-candidatos a governador. Com o apoio do ex-presidente Lula (PT) e do ex-governador Geraldo Alckmin (PSB), Haddad atinge 39%. Apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), Tarcísio praticamente dobra sua intenção de voto, chegando aos 28%. E Garcia, como candidato independente, registra 17%. Brancos, nulos e indecisos somam 33%.

Mantido o atual cenário, a tendência é que Fernando Haddad dispute o segundo turno contra Tarcísio de Freitas ou Rodrigo Garcia, que devem travar uma acirrada disputa.

Num eventual segundo turno, Fernando Haddad venceria Tarcísio de Freitas (44% a 28%) e Rodrigo Garcia (42% a 27%).

Na primeira pesquisa ao Senado sem a presença do apresentador da TV Bandeirantes, José Luiz Datena (PSC), que desistiu de concorrer na semana passada, o grande favorito é Márcio França (PSB).

De acordo com a Quaest, França lidera com 27% das intenções de voto. O ex-presidente da FIESP Paulo Skaf (Republicanos) aparece com 13%. A deputada federal Carla Zambelli (PL) atinge 9%. E a deputado estadual Janaína Paschoal (PRTB) registra 7%. Brancos, nulos e indecisos somam 29%.

Apesar da liderança de França, é importante ponderar que o bolsonarismo ainda não definiu seu candidato, que deve ser Skaf, Zambelli ou Janaína. Caso os aliados do presidente Jair Bolsonaro tenham apenas um candidato, a disputa ao Senado poderá se acirrar. Já se o bolsonarismo tiver mais de um candidato, o eleitorado de direita se pulverizaria, beneficiando França.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais