Início » Frente de prefeitos se posiciona contra PEC da reforma tributária

Frente de prefeitos se posiciona contra PEC da reforma tributária

A+A-
Reset

Em nota divulgada nesta quarta-feira (28), a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) se posicionou contra a PEC 110/2019, que trata sobre a reforma tributária e tramita no Senado Federal. A proposta trata sobre a unificação de impostos, do passaporte tributário e da criação do CBS, que unificará PIS e Cofins.

“Apoiados nas análises técnicas dos seus secretários de Fazenda e Finanças, alertam que a PEC trabalhada no Senado, ao propor a unificação de tributos estaduais e municipais, distorce o pacto federativo e fere a autonomia dos governos locais”, disse a FNP no texto.

De acordo com a frente, a proposta não detalha como será a gestão e partilha desses recursos. Além disso, também não apresenta a memória de cálculo para avaliação técnica dos possíveis impactos sobre a arrecadação das cidades.

“Não faz sentido, por isso, prefeitas e prefeitos, manifestam contrariedade diante da PEC 110 e não admitem abrir mão da autonomia tributária local, por isso defendem a modernização dos tributos sobre o consumo, inclusive do ISS, por meio do Simplifica Já”, afirmou.

A FNP também pede o aperfeiçoamento do diálogo sobre o tema e a necessidade de uma avaliação sobre a heterogeneidade entre os municípios, para que não se aprofundem ainda mais as distorções do pacto federativo brasileiro, comprometendo a oferta de serviços públicos aos cidadãos.


Cliente Arko fica sabendo primeiro

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais