Desemprego cai e fecha trimestre em 7,8%, segundo IBGE

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

A taxa de desemprego recuou 0,5% em relação ao trimestre anterior e fechou o mês de agosto em 7,8%. Em relação ao mesmo período de 2022, de junho a agosto, o índice caiu 1,1%. A desocupação atual é a menor desde fevereiro de 2015, quando era de 7,5%. Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) foram divulgados, nesta sexta-feira (29), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O número total de desempregados é de 8,4 milhões. Há um ano, eram 1,3 milhões de desocupados, uma diferença de 13,2%. A população ocupada chegou a 99,7 milhões, enquanto a subocupada por insuficiência de horas trabalhadas cresceu 3,9% e chegou a 5,3 milhões de pessoas. 

A pesquisa indica que houve aumento tanto nos trabalhos formais quanto informais no setor privado. O  número de empregados com carteira de trabalho é de 37 milhões, o maior contingente desde fevereiro de 2015, com crescimento de 1,1% em relação ao trimestre anterior. Os trabalhadores informais cresceram 2,1% no trimestre e são 13,2 milhões. A quantidade de empregados no setor público manteve-se estável, com 12,2 milhões. 

Leia mais! Análise: O tempo de Lula e a necessária paciência de Arthur Lira

A PNAD Contínua é o principal instrumento para monitoramento da força de trabalho no país. A amostra da pesquisa por trimestre no Brasil corresponde a 211 mil domicílios pesquisados em todas as unidades federativas. 

Postagens relacionadas

Confira os principais investimentos do Japão no Brasil

Silveira mobiliza 500 eletricistas para restabelecer energia no RS

Lula reitera isentar do Imposto de Renda quem ganha até R$ 5 mil

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais