Início » Deputado do PP de Mato Grosso, aliado de Lula, teve candidatura ao Senado aceita pelo TSE

Deputado do PP de Mato Grosso, aliado de Lula, teve candidatura ao Senado aceita pelo TSE

A+A-
Reset
DestaqueEleiçõesNotíciasPolítica

O deputado Neri Geller (PP-MT), que teve seu mandato cassado no mês passado, conseguiu duas decisões favoráveis da Justiça Eleitoral. No domingo, o ministro do TSE, Raul Araújo, garantiu a ele o acesso a recursos do fundo partidário e do fundo eleitoral para sua campanha ao Senado na eleição deste ano. Ontem, segunda-feira, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Mato Grosso aceitou o pedido de registro de sua candidatura.

Neri Geller é um dos aliados do ex-presidente Lula (PT) no agronegócio. Em 2014, no governo Dilma Rousseff (PT) ele ocupou por alguns meses o Ministério da Agricultura, onde já atuava na Secretário Política Agrícola.

Geller é exceção no agronegócio, setor em que há alinhamento maior ao presidente Jair Bolsonaro (PL). No mês passado, o TSE cassou seu mandato de deputado por abuso de poder econômico nas eleições de 2018.

Até o momento, a Câmara ainda não o substituiu por um suplente. Ele foi condenado pela doação de R$ 1,3 milhão para candidatos a deputados estaduais. A decisão foi unânime.

Em razão da decisão do TSE, o Ministério Público Eleitoral pediu ao Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso que ele tivesse a candidatura rejeitada. A desembargadora eleitoral Clara da Mota Santos Pimenta Alves determinou então a suspensão dos recursos dos fundos partidário e eleitoral, que são financiados com verba pública.

No domingo, o ministro Raul Araújo destacou que o pedido de registro de candidatura ainda não tinha sido analisado pelo TSE. Enquanto isso não ocorre, deveria ser assegurado a ele o direito aos recursos dos fundos.

Ontem, segunda-feira, por quatro votos a três, o TRE de Mato Grosso terminou o julgamento em que aceitou o pedido de registro de candidatura. Parte dos desembargadores levou em conta a decisão de Raul Araújo para votar a favor de Geller.

eleições 2022LulaTSE

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais