Confira como foi o leilão dos portos de Santos

Foto: Arquivo Agência Brasil

A temporada de leilões na área de infraestrutura com o objetivo de atrair investimentos privados, conhecida como Super Infra, neste ano está acontecendo a todo vapor. A expectativa do governo é de atrair cerca de 23,5 bilhões de reais com os leilões portuários e rodoviários, tornando-se, assim, no maior maior leilão do setor, impactando diretamente na criação de pelo menos 400 mil empregos.

Na sexta-feira (19/11) aconteceu a segunda data do leilão portuário. Foram ofertados dois portos em Santos, STS08 e STS08A. Entretanto, o arrendamento ocorreu de forma adversa aos planos do governo. Isto porque era esperado um investimento de 1 bilhões com o leilão dos portos, mas apenas um leiloado: o STS08A, arrematado pela Petrobrás por R$ 558.250.000,99.

O STS08 não recebeu propostas. A frustração do mercado com leilão se dá tanto pelo lote não leiloado quanto pelo leilão do STS08A arrematado pela estatal que já atuava na área, por meio da subsidiária Transpetro, o que mitiga a concorrência no local.

​Além dos portos de São Paulo, também foi colocado para leilão o porto IMB05 em Imbituba (SC), arrematado por R$ 200 milhões.
​Ampliando ainda mais o catálogo dos portos disponíveis à leilão, na quinta-feira (18/11), o presidente em exercício, Hamilton Mourão, editou um decreto que permite qualificar os terminais portuários: PPI: POA01 (Porto Alegre/RS); STS53 (Santos/SP); RDJ06 e RDJ06A (Rio de Janeiro/RJ); SSD04 (Salvador/BA); ILH01 (Ilhéus/BA); MUC03 (Mucuripe/CE); e IQI14 (Itaqui/MA).

​A qualificação visa garantir outorga à iniciativa privada para exploração econômica com a contrapartida da expansão logística por meio de investimentos do mercado.

A sessão pública foi realizada pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e pelo Ministério da Infraestrutura e aconteceu na sede da Bolsa de Valores (B3). O governo considera o maior leilão portuário dos últimos 20 anos.


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