Confiança do consumidor aumenta em agosto, aponta FGV/Ibre

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Uma pesquisa divulgada pela FGV/Ibre, nesta sexta-feira (25), revela que o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) aumentou pelo quarto mês consecutivo em agosto, subindo 2,0 pontos, atingindo 96,8 pontos. Este resultado é o maior alcançado desde 2014, quando o indicador atingiu 97,0 pontos. Em médias móveis trimestrais, o índice subiu 2,9 pontos, representando a quinta alta consecutiva, chegando a 94,6 pontos.

De acordo com André Perfeito, mestre em economia da PUC, esse aumento está relacionado à melhoria dos indicadores do mercado de trabalho. “Temos visto o desemprego cair, e o rendimento em termos reais aumentou nos últimos doze meses. Isso cria um clima melhor, aumentando a propensão ao consumo.” afirmou ao Brasilianista.

Isso ocorre quando o consumidor tem uma percepção positiva em relação à economia atual e otimista quanto ao futuro, com isso ele tende a gastar mais. Quando está insatisfeito, gasta menos. A confiança do consumidor atua como fator redutor ou indutor do crescimento econômico.

A pesquisa foi inspirada nos indicadores de confiança do consumidor dos EUA e da Comunidade Europeia. As avaliações contêm previsões dos consumidores sobre a situação econômica local e da própria família desde a pesquisa até os próximos seis meses, além do mercado de trabalho e das intenções de compra de bens de alto valor dos seis meses seguintes, entre outras.

Postagens relacionadas

Pela terceira vez, Boletim Focus eleva previsão da Selic em 2024

Prazo para negociar dívidas com Desenrola Brasil chega ao fim

Combate a ataques cibernéticos: Brasil avalia Política Nacional de Cibersegurança

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais